Este blog surge para otimizar o contato com alunos e oferecer acesso a materiais de apoios as aulas, também publicar assuntos e artigos ligados as artes visuais.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

OIA-I: Confecção Sketchbook.

Olá alunos e pais,
Parabéns a todos que se empenharam e se divertiram em sua produção.
A avaliação sempre parece como um castigo aos alunos, mas devemos entender melhor sua função. A avaliação é um instrumento pelo qual o professor e o aluno tem a oportunidade de verificar o que foi absorvido no aprendizado, não deve servir unicamente para gerar um número e dizer se o aluno sabe ou não sabe, mas sim indicar ao aluno os pontos ou conceitos que não foram absorvidos ou entendidos de forma efetiva. Com isso fazer com que o aluno busque em oportunidades futuras melhorar seu desempenho, norteando pontos a serem reforçados em seus estudos cotidianos, ter mais atenção em determinados assuntos do conteúdo.
Para confecção do Sketchbook foi adotado quatro critérios de avaliação, são eles:
MIOLO (parte interna da encadernação): atendimento das especificações (quantidade de folhas, ordenação, tipos de papel);
CAPA (parte que reveste o miolo): a precisão, dimensionamento, alinhamento e atendimento as especificações;
ACABAMETNO: o atendimento as especificações, colagem do reforço da lombada (tecido), alinhamentos, layout da capa (informações);
PONTUALIDADE: o cumprimento da data de apresentação do trabalho concluído,  atividade apresentada incompleta sofreu desconto neste critério.
Assim sendo a somatória destes critérios gerou a nota da atividade.
Importante: Os poucos alunos com nota vermelha, tiveram esse resultado devido à recusa ou não apresentação da atividade no prazo ou também deixaram de apresentar a atividade mesmo após prorrogação da entrega por mais duas aulas.  A data de apresentação encontra-se no canto superior esquerdo das folhas de avaliação, e a ultima data decobrança da atividade encontra-se após a nota destes alunos.
ATENÇÃO: OBSERVE OS CRITÉRIOS QUE VOCÊ NÃO ATINGIU A NOTA MÁXIMA, PARA QUE POSSA DESENVOLVÊ-LOS MELHOR NAS PRÓXIMAS ATIVIDADES E ASSIM MELHORAR SUA NOTA.  O APRENDIZADO, O DESENVOLVIMENTO E A AVALIAÇÃO SÃO CONSTANTES.
PARABÉNS E SUCESSO A TODOS.

Links do vídeo clip "Titanium"

Olá alunos,  seguem os links para acessarem os vídeos clips que serão base de atividades de Inglês com a professora Silvana, e também em atividade de PCP de arte neste trimestre, aproveitem e divirtam-se.  Iniciem a escuta desta música, procurem perceber as vibrações provocadas pelos acordes musicais e as emoções provocadas, esta sensibilização será necessária para nossa atividade de arte.

Titanium - Vídeo Clip

Titanium - Acustico

Titanium - Letra em inglês.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pela diversidade e cultura de PAZ

Acredito ser de grande valia divulgar este trabalho desenvolvido por um amigo, Celso Masotti, que cada vez mas sejamos capazes de entender o outro e convivermos pacificamente com as diferenças.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


Meus amigos.

Este é preview do meu filme que será lançado em janeiro/2014. Este preview ficou longo confesso e relutei muito em deixá-lo deste tamanho, contudo, com o conservadorismo político inserido no Congresso, as ameaças constantes da laicidade do Estado patrocidas pelos fundamentalistas religiosos, o preview se tornou quase um média metragem para que eu conseguisse dar uma mensagem bem clara do que eu penso e acredito.


Link: Car@s Amig@s

Preview do filme documentário longa metragem "Car@s Amig@s". Nele há a preocupação de observar a evolução dos direitos humanos no Brasil sob o prisma dos LGBTs. O filme "Car@s Amig@s" tem como data de lançamento janeiro de 2014.

Eduardo Coutinho

Eduardo Coutinho
Um dos maiores cineastas do país, Eduardo Coutinho se interessou por cinema ainda na década de 1950, quando era estudante de Direito.
Formado em direção no IDHEC, na França, participou ativamente do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional de Estudantes (UNE), onde aproximou-se de Carlos DieguesJoaquim Pedro de Andrade e Leon Hirzman.
Em 1962, apoiado pelo CPC, começou a desenvolver Cabra Marcado Para Morrer, inicialmente pensado como uma reconstituição do assassinato do líder camponês João Pedro Teixeira. Com o golpe de 1964 as filmagens foram bruscamente interrompidas pelos militares e o trabalho seria retomado apenas em 1980. Finalmente lançado em 1984, o filme foi premiado no Festival de Berlim e é considerado um dos marcos do cinema brasileiro e a grande obra do diretor.
Sua carreira parecia seguir o caminho da ficção - O Homem que Comprou o Mundo (1968), Faustão (1971) -, mas em 1975 o cineasta passou a fazer parte da equipe do jornalístico Globo Repórter, da Rede Globo e cruzou o país registrando histórias em 16 mm. Nascia ali o documentarista Coutinho.
Após dez anos de televisão, abraçou de vez o cinema documental, inovando ao adotar o vídeo e não a película. Passou uns dias no Morro Santa Marta, na zona sul carioca - Santa Marta: Duas Semanas no Morro (1987) -, acompanhou a rotina dos catadores de um lixão em São Gonçalo - Boca de Lixo (1993) -, investigou diversas formas de fé - Santo Forte (1999) - e registrou os preparativos para o ano 2000 em uma favela - Babilônia 2000 (2000).
O cinema de Coutinho sempre foi caracterizado pela entrevista. E Edifício Master (2002), título mais popular de sua filmografia, não foge à regra. A equipe morou por um tempo no edifício, em Copacabana, e fez extensas entrevistas com as centenas de moradores, possibilitando que o diretor escolhesse os melhores personagens e só então entrasse em ação. O longa colecionou prêmios nos Festivais do Rio, São Paulo, Gramado e Havana.
O cineasta produziu intensamente durante a última década de sua vida. Voltou-se para a política em Peões (2004) - premiado no Festival de Brasília -, confundiu o público usando a encenação de um elenco misto de atrizes e não-atrizes em Jogo de Cena (2007), atacou a programação televisiva no pouco visto e pôlemico Um Dia na Vida (2010) e ouviu o canto sentimental de voluntários em As Canções (2011).
Em 2013 recebeu convite para fazer parte da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, foi homenageado com uma retrospectiva na Mostra de Cinema de São Paulo e experimentou a incomum posição de entrevistado em Eduardo Coutinho, 7 de Outubro (2013).
Eduardo Coutinho faleceu aos 80 anos, em casa, assassinado a facadas pelo próprio filho.
Alguns filmes:Cabra Marcado Para Morrer

MATERIAL DE APOIO - SIGNIFICADO DAS CORES "PSICOLOGIA DAS CORES"

https://drive.google.com/file/d/0BxJ14aaV1hgpSnZVcGVqaEg3U2M/edit?usp=sharing

Relembrando!



SKETCHBOOK - EXERCÍCIO I : Luz e Sombra utilizando grafite.

Está é a primeira encomenda para realização no sketchbook, você deverá exercitar seu traçado e observação. 
Executar o sombreamento dos seguintes sólidos: esfera, cone, paralelepípedo, cubo, pirâmide, cilindro e de um prisma de base triangular, como mostra no exemplo abaixo.
Para cada sólido você deverá exercitar três pontos de luz,um com luz lateral esquerda, um com luz superior e um com luz frontal de baixo para cima, como indicado no exemplo reproduzido nas esferas.






Divirta-se !!!

A cada semana será postado um novo exercício a ser realizado em seu sketchbook!!

Para entender melhor!!!


 Esquema de montagem de um lápis - grafite.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

SOLICITAÇÃO DE MATERIAL

ATENÇÃO - Alunos dos 1º anos, a partir de 17/02/2014 além do material básico de artes (lápis/borracha/ apontador/régua/e prancha de desenho) iremos utilizar os seguintes materiais:
Lápis de cor : amarelo nº007 / vermelho nº 021 / azul nº047
1 - lápis HB;
1 - lápis 2B;
1 - lápis 4B;
1 - lápis 6B.
1 - Lixa de unha (pode ser já usada)
OBS: Quem já possuir este material basta reaproveitar!!


Dica para assistir!!


  • Resumo: Pollock

    Realizado e protagonizado pelo nomeado pela Academia (para melhor Actor) Ed Harris (The Truman Show, O Rochedo), Pollock é um drama maravilhosamente trabalhado e surpreendente, sobre o lendário pintor americano Jackson Pollock.

    Vários artistas e amigos de Jackson Pollock (Ed Harris) e Lee Krasner (Marcia Gay Harden) estão no centro do mundo da arte em Nova Iorque, nos anos 40, mas quando Krasner negligencia o seu trabalho para empurrar a carreira de Pollock para a frente, Pollock começa a despertar emocionalmente. Pollock e Krasner mudam-se para o campo e casam-se, e em breve, Pollock começa a criar trabalho que o tornam no primeiro artista moderno norte-americano, famoso internacionalmente. Mas com a fama e com o dinheiro chega também um temperamento volátil e muitas dúvidas. Passado pouco tempo, a vida de Pollock ameaça explodir.

    Contando com excepcionais interpretações de um elenco de estrelas, incluindo a vencedora de um Oscar, Maria Gay Harden (Conhece Joe Black?, O Clube das Divorciadas), Amy Madigan (Campo de Sonhos, O Meu Tio Solteiro), Val Kilmer (O Santo, Heat - Cidade Sob Pressão) e Jennifer Connelly (Requiem For A Dream).
  • Dica para assistir!!


    Resumo: O Sorriso de Mona Lisa

    Julia Roberts, vencedora de um Oscar da Academia® (Erin Brockovich, 2000) em O Sorriso de Mona Lisa, é uma professora de História de Arte que, em 1953, no pós-guerra, inicia a carreira em Wellesley College, um conservador colégio feminino de elite.

    Katherine (Julia Roberts) defende a emancipação da mulher e tem grandes planos para as suas brilhantes alunas. Mas com todo o peso do ambiente que as rodeia, conseguirá esta professora cativar as alunas com as suas ideias liberais?

    Num mundo que delimitou a estas raparigas rígidas regras sobre como viver, Katherine vai tentar ensiná-las a pensar por elas próprias e é através das dificuldades das suas alunas em encontrar o seu caminho, que ela irá também aprender a descobrir novas alternativas para a sua vida.

    O Sorriso de Mona Lisa é um filme divertido, e encantador sobre uma professora com muito para ensinar sobre a vida e muito para aprender sobre o amor.

    terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

    Olá alunos!!

    Este ambiente virtual fará parte integrante de nossas atividades educativas.
    Informações, conteúdos, lista de matérias para desenvolvimento de atividades serão publicados neste blog, atividades desenvolvidas em sala, dicas de sites, material de leitura e estudo estão disponíveis assim como materiais de apoio as aulas, enquetes e comentários farão parte da avaliação constante de cada aluno.
    Desta forma, sua primeira tarefa será responder a enquete da semana e tornar-se seguidor do blog.
    Até a próxima.

    Profº Eduardo Possani


    Material de apoio - Cores 1º Tri.